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No Brasil, o problema não é o preço... são os custos... (por RODRIGO POLO PIRES)

No Brasil, o problema não é o preço... são os custos... (por RODRIGO POLO PIRES)

Publicado em 28/08/2017 09:17
 
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Ainda utilizamos conceitos ultrapassados de análise de mercado na análise de preços, como os de oferta e demanda. Utilizamos também os conceitos de Keynes, efeito multiplicador e principio de que a demanda faz a oferta. Isso é falso. O principio da Say é o correto, a oferta faz a demanda.

Vou provar isso lógicamente, para o Reinaldo Azevedo não vale esse tipo de prova, tem que ser prova material, um recibo assinado por compradores e endossado por vendedores, mas vamos lá.

Quando houve a brutal desvalorização do dinheiro dos brasileiros, tanto a soja quanto o milho tiveram aumentos espetaculares nos preços. 2500 sacas de milho dava prá comprar uma hilux, falo isso por que é uma linguagem que todo mundo compreende, quem não precisa? Pois bem um dos efeitos da desvalorização é tornar os nossos produtos, não mais competitivos e sim mais baratos aos estrangeiros.

Nós não dispomos de nenhuma vantagem comparativa em relação aos competidores estrangeiros. Barateamos artificialmente os preços e isso teve como outro efeito colateral o aumento dos custos. Espero que tenham compreendido até aqui, estou me esforçando ao máximo.

Evidentemente vou comparar o Brasil aos EUA, nosso principal concorrente na exportação, tanto de milho como de soja. Deixando de lado o fato de que eles possuem o new deal, acordo que produziu um programa de proteção de renda, eles possuem uma série de vantagens em relação aos produtores brasileiros. Eles são exportadores de tecnologia e nós não, pelo contrário, somos consumidores da tecnologia desenvolvida por eles.

A indústria tecnológica possui as empresas mais valiosas do mundo, inovação e desenvolvimento tenológico é o lema dos nossos competidores. O google vale mais que todas as empresas listadas na Bovespa. Mas volto ao ponto, quando reduzimos o preço, com o detalhe bastante relevante de que aumentamos o custo de produção, começamos a vender muito milho exportação.

Um outro fator desestabilizador foi o aumento dos preços internos, que fez com que a indústria fosse a bancarrota, a nacional é óbvio. Com a redução dos preços aos estrangeiros fortalecemos as indústrias estrangeiras que passaram a consumir nosso produto a preço de banana, e isso foi o que causou a elevação da "demanda". A oferta a preços menores aumentou a demanda.

Foi exatamente isso que aconteceu, não foi a demanda que aumentou nossos preços internos, foi a desvalorização cambial que tornou nossos produtos mais baratos e não mais "competitivos" em relação ao mercado internacional. Internamente os preços explodiram. A resposta para isso está no cambio, pois a desvalorização cambial nacional nao foi acompanhada por uma desvalorização igual ou parecida principalmente em relação ao dólar e ao yuan.

Esta amigos, é a tão falada relação entre compradores e vendedores, o comércio não foi realizado em uma situação de paridade cambial estável. Espero ter conseguido expressar de maneira adequada a realidade dos fatos em oposição ao discurso politico das autoridades que camuflam toda a patacoada.

Isso significa que mercado existe e que podemos dobrar a produção de milho no Brasil, teriamos feito isso se não fossem as leis ambientais e as regulamentações governamentais, desde que, isso é fato, tivéssemos desenvolvido tecnologias próprias através de nosso setor privado e inovado visando a redução de custos.

Assim teríamos desenvolvimento econômico através da tecnologia e do aumento de produção, pouco importa se através de uso intensivo dessa tecnologia ou do simples aumento da área fisica, coisa que o Brasil possui em abundância. A redução dos custos aumentaria a produção, diminuiria os preços e isso teria impacto direto na demanda. Para aumentar a demanda internacional basta ofertar milho e soja a preços menores para que ano a ano o consumo aumente sem parar.

O problema dos produtores brasileiros são os custos, ocasionados por um sócio ganancioso e insaciável, representado pelos politicos, autoridades, lideres e funcionalismo público.

https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/politica-economia/197762-no-brasil-o-problema-nao-e-o-preco-sao-os-custos-por-rodrigo-polo-pires.html

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