ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vegetação protegida, preservada e conservada no Brasil

Evaristo E. de Miranda, doutor em ecologia e chefe geral da Embrapa Monitoramento por Satélite

Você conhece algum país do mundo que dedique tanta área de seu território à proteção, preservação e conservação da vegetação nativa e da biodiversidade como o Brasil? Será que algum país chega perto do que faz o Brasil, em termos absolutos e relativos, pelo meio ambiente? Mesmo assim, o país é alvo permanente de críticas maldosas, infundadas e ignorantes sobre a situação da preservação de seus ecossistemas, aqui e no exterior. Tenha em mãos este resumo atualizado para apresentar a quem necessitar possa ou precise.

Áreas protegidas. Quinto país do mundo em extensão territorial, o Brasil é o primeiro em áreas protegidas, segundo dados da Unep e do WCMC . O Brasil destina 30% de seu território – mais de 2,5 milhões de quilômetros quadrados (km2) – para áreas protegidas, sejam unidades de conservação, sejam terras indígenas. As áreas terrestres protegidas pelo Brasil representam 14% de todas as existentes no planeta (18 milhões de km2) e mais da metade do total destinado à proteção na América Latina e Caribe. A média de áreas protegidas em todos os países com mais de 2,5 milhões de km2 de extensão é de 10%, contra 30% no Brasil. Como afirma o Protected Planet Report da Unep de 2016, o Brasil detém e mantém “a maior rede nacional de áreas protegidas do mundo”.

Áreas preservadas. Na zona rural brasileira, uma legislação ambiental exigente determina a manutenção de áreas destinadas à preservação da vegetação nativa, no interior dos imóveis rurais. Essa área varia de 20% do imóvel até 80%, naqueles situados na Amazônia. O mapa dessas áreas foi detalhado nos últimos três anos pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR), em mais de 4,1 milhões de imóveis. Hoje, os produtores rurais destinam à preservação da vegetação nativa e da biodiversidade uma área superior a 1,7 milhão de km2, no interior de seus imóveis e sem qualquer subsídio governamental. Isso corresponde a 20,5% da superfície do Brasil.

Áreas conservadas. Existem ainda, no Brasil, amplas áreas de vegetação nativa em terras públicas. E, também, muitos ecossistemas são explorados de forma sustentável e secular por atividades de pecuária extensiva. Isso conserva a vegetação nativa e a biodiversidade, como ocorre no Pantanal, Caatinga, Cerrados, Pampa e Campos de Altitude. No total, o Brasil dedica mais de 66% de seu território à proteção, preservação e conservação da vegetação nativa e da biodiversidade, conforme pode ser visto no mapa sobre uso e ocupação das terras no Brasil. As pastagens ocupam 21% do território nacional e todos os cultivos e florestas plantadas, apenas 9%. Mesmo assim tem gente achando que é pouco os 66% e muito os 9%.

Fonte: http://blogs.canalrural.com.br/embrapasoja/2017/10/25/vegetacao-protegida-preservada-e-conservada-no-brasil/

Fale conosco